EmentaHelison Evandro Cruz de Freitas
Lyssinho Abadá
31 anos
Nascido em Belo Horizonte em 1 11 1987, veio para Santa Luzia em 2007, hoje morador do Bairro Palmital onde está completando seus estudos. Lyssinho é de família capoeirista, cultura esportiva pelo qual acredita ser à base da união e representação da vida. Também se considera um PROFISSIONAL DA CAPOEIRA desde nascido, pois a mesma função é dada a quem cuida, zela e mantém a história da tradição de forma a sempre manter acessa essa chama.
Lyssinho sempre teve os pais como exemplo de vida e sabedoria, seu pai foi uma liderança do quesito esporte, cultura e capoeira, apaixonado também pela música, pelas batidas de som e principalmente pelos movimentos culturais, paralelamente com a capoeira aos 18 anos ingressou na música, para ser mais exato no samba, que é outra cultura popular que teve muita importância em sua vida. Inclusive foi o lado artístico do samba que abriu o leque de possibilidades para as inovações da arte capoeira.
"A capoeira é o agente transformador. Ela tem o poder de transformar o ser humano em um alguém muito melhor enquanto cidadão de bem." (Lyssinho).
Como PROFISSIONAL DE CAPOEIRA, desde o ano de 2013 Lyssinho dedica grande parte do seu tempo aos ensinamentos da cultura e da arte capoeira. Em 2015, através de uma indicação do mestre Zuín, recebeu o convite do presidente da Associação Odilei Aurélio para atuar como professor e ensinar a arte capoeira para crianças carentes no Bairro São Cosme, para ser mais exato na Rua Abacá, 194, local onde permanece até hoje.
Inicialmente o projeto começou com 4 crianças, a saber, que o local era um lote aberto, onde as pessoas jogavam lixos e entulhos, a rua era de chão e a noite o local pouco iluminado, fatores esses que de maneira alguma desanimou Lyssinho. Com o decorrer do tempo a comunidade foi abraçando a causa, o asfalto chegou seguido da iluminação e através de doações o espaço ganhou piso, muro e telhado; Ou seja, uma estrutura bem melhor do que a encontrada em 2015. Através de seu projeto vários alunos já tiveram oportunidades de conhecer outros estados através de intercâmbios culturais. Junto aos alunos e a comunidade Lyssinho já desenvolveu várias campanhas de conscientização, entre elas: Campanha contra violência doméstica, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Não jogue lixo na rua, Pipa Legal.... Entre outros.
Hoje o projeto conta com mais de 50 alunos, a saber, que entre todos os frequentadores do projeto podemos considerar mais de 100 jovens. E é com essa garra, força e perseverança que hoje homenageamos Helison Evandro Cruz de Freitas pela sua dedicação a cultura e a arte da capoeira, que através deste projeto já salvou várias vidas.
Parabéns Lyssinho.