EmentaDiante do reconhecimento dos méritos, depois de ouvido em plenário dessa casa, sirvo-me deste para apresentar tal honraria ao Wilton Oliveira Santos
mais conhecido como "CRIOLO"
Justificativa: Wilton Oliveira Santos, prestou e ainda presta inestimáveis serviços a cidade de Santa Luzia, que somados aos seus trabalhos desenvolvidos, legitimou-se a esta expressiva honraria, devendo ser reconhecido e regozijado por esta Casa Legislativa.
Biografia: Wilton Oliveira Santos
mais conhecido como “CRIOLO” – 34 ANOS
Nascido em Morro do Pilar em 15 de janeiro de 1985.
CRIOLO Aos 8 anos de idade veio para Santa Luzia, mais precisamente para o Bairro Nova Conquista.
Criado com muita humildade e simplicidade, estudou em escola pública, concluiu o 2º Grau na Escola Estadual Raul Teixeira Da Costa Sobrinho.
Hoje estuda Educação Física pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná. Em outubro de 2009 aos 24 anos de idade ingressou no projeto FICA VIVO!
Projeto esse que já existia no Bairro Palmital nesta cidade.
“O Programa Fica Vivo! é um programa de prevenção social à criminalidade que possui foco na prevenção e na redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração de homicídios. O programa Fica Vivo! articula dois eixos de atuação: Proteção Social e Intervenção Estratégica.”
Mesmo sabendo que este sempre foi um projeto de suma importância para a sociedade, CRIOLO sempre quis algo que viesse de encontro a evasão escolar, ou seja, um projeto executado junto aos jovens para combater a falta dos alunos dentro das salas de aula. Em 2011 aos 26 anos, CRIOLO criou, coordenou e até hoje dirige um projeto denominado: PULO DO GATO, este que tem como objetivo combater a evasão escolar através do esporte, hoje já se encontra presente em três escolas situadas no Bairro Palmital e região.
E.E. Reny De Souza Lima - E.M. Edwar Lima
E.E. Murgy Hibraim Sarah
Hoje, já com 08 anos de duração, este projeto já atendeu e beneficiou centenas de jovens. Um dos vários pontos positivos deste projeto é que, a garantia da vaga do aluno/atleta ao projeto, esta diretamente ligado a sua presença e frequência escolar. No decorrer destes 08 anos o projeto ganhou grandes proporções, teve incentivo da população, moradores locais e até mesmo dos próprios alunos/atletas. Hoje o projeto acontece no Bairro Palmital, para ser mais exato na quadra da praça da Savassi, onde devido a importância do projeto esta já foi beneficiada com 02 reformas.
Por tudo isso e mais um pouco, resolvemos homenageá-lo por acreditar na seriedade, dedicação e saber que seu trabalho é dedicado a juventude e também por saber que os nossos jovens são carentes de espaços para a promoção de políticas públicas, esportiva e participativa.