Suzane Duarte Almada, eleita em 2024 pelo Coletivo Luzias (PT), junto a Glaucon Durães da Silva Santos, é a única mulher a compor a atual legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de Santa Luzia. Nascida em Belo Horizonte, em 1974, mudou-se com a sua família para o Conjunto Habitacional Maria Antonieta de Mello Azevedo (o bairro Palmital), quando da sua inauguração, na década de 1980. Nos anos seguinte, animada pelas atividades das pastorais sociais, dentre elas, a Pastoral da Juventude, da comunidade Nossa Senhora da Penha, no bairro Palmital, Suzane Almada iniciou a sua vida pública, em defesa dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres e da população em situação de vulnerabilidade social.
Suzane Almada é professora efetiva da rede municipal de educação de Belo Horizonte. Graduou-se em História (UFMG), fez mestrado em Educação e Formação Humana (UEMG), se especializou em Juventude no Mundo Contemporâneo (FAJE) e em Gestão Pública Municipal (UFJF). Exerceu o cargo de vereadora de Santa Luzia, pelo Partido dos Trabalhadores, nas legislaturas de 2005-2008, de 2013-2016 e de 2017-2020, tendo sido secretária municipal de Desenvolvimento Social de Santa Luzia, de 2009 a 2010.
No pleito de 2020, em meio a crise sanitária da pandemia da Covid-19, Suzane Almada inovou, ao lançar a primeira candidatura coletiva da história de Santa Luzia. Junto à Marilene Rodrigues e Greice Alves, formaram o Coletivo Bem-Vindas, que apesar do sucesso eleitoral, não conquistou vaga na Câmara Municipal. A ousadia política foi mantida no pleito de 2024, agora com o Coletivo Luzias, cujo propósito é retomar, por meio da atuação parlamentar, a cultura da participação popular, do controle social e da fiscalização do poder público, na terra dos antigos luzias, em conformidade com a mobilização social, histórica, do Movimento Salve Santa Luzia, em defesa do patrimônio ambiental e cultural, da cidade, nos últimos. Deste modo, o Coletivo Luzias se tornou o primeiro mandato coletivo da história de Santa Luzia, tendo Suzane Almada e Glaucon Durães – cientista social e professor de Sociologia – como covereadores.
A parceria política de Suzane e Glaucon começou nas eleições municipais de 2012. No ano seguinte, a então vereadora contribuiu para a realização de atividades cívicas e pedagógicas, promovidas pelo Grêmio Estudantil da E.E. “Professor Domingos Ornelas”, sob a presidência de Glaucon Durães. A referida parceria se manteve ao longo dos anos, na defesa da reabertura do Hospital de São João de Deus, fechado em 2015 e reaberto em 2020, e dos direitos dos profissionais das áreas da saúde e da educação.
*Texto na íntegra enviado pela assessoria do parlamentar.