LEI Nº 2455, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003

 

Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2.004 e dá outras providências.

 

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA, no uso de suas atribuições legais, contidas no artigo 53, parágrafos 4º, e da Lei Orgânica Municipal promulga a seguinte Lei:

 

Disposições Preliminares

 

Art. 1º Ficam estabelecidas, em cumprimento ao disposto na Constituição Federal, nas normas da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, nas normas da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, a legislação complementar, as diretrizes orçamentárias para a elaboração do orçamento do Município de Santa Luzia, relativo ao exercício financeiro de 2.004, que compreendem:

 

I - As prioridades e as metas da Administração Municipal;

 

II - A organização e a estrutura dos orçamentos;

 

III - As diretrizes gerais para a elaboração e execução dos orçamentos do município e suas alterações;

 

IV - As ações dos Poderes Legislativo e Executivo;

 

V - As disposições relativas à dívida pública municipal.

 

CAPÍTULO I

DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

 

Art. 2º Constituem prioridades e metas da Administração Pública Municipal a serem priorizadas na proposta orçamentária para 2004, em consonância com o Plano Plurianual, Lei Federal Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, e legislação complementar:

 

I - Políticas Institucionais:

1. Modernização administrativa e fiscal do Município;

2. Modernização dos sistemas de administração tributária com a finalidade de elevar a arrecadação tributária da Prefeitura Municipal;

3. Modernização do gerenciamento da folha de pagamento de pessoal para redução efetiva do custeio da Prefeitura Municipal.

4. Consolidação da política de recursos humanos voltada para a capacitação e desenvolvimento gerencial do servidor público.

5. Modernização da execução orçamentária, incorporando ferramentas de análise gerencial no processamento das receitas e despesas públicas.

6. Ampliação e reformulação do projeto democrático do orçamento com a integração das políticas públicas setoriais no contexto de discussões e decisões.

7. Promoção de ações visando ampliar e consolidar a descentralização administrativa.

8. Consolidação da estabilidade econômica com o crescimento sustentado.

9. Aperfeiçoamento do sistema de controle interno, atuando preventivamente na detecção de irregularidades e como instrumento de gestão.

 

II - Políticas Educacionais

1. Apoio ao ensino, e à alfabetização, buscando melhorar a qualidade do ensino municipal.

2. Estimulo à erradicação do analfabetismo.

3. Distribuição de material didático, pedagógico e merenda escolar.

4. Desenvolvimento e divulgação de estudos, pesquisas e avaliações educacionais, com assinatura de revistas técnicas e revistas semanais e jornais diários para informação de professores e alunos.

5. Coordenação, supervisão e desenvolvimento de atividades que culminem na melhoria da qualidade do ensino fundamental em todas as suas modalidades, de forma a assegurar o acesso à escola e diminuir os índices de analfabetismo, repetência e evasão.

6. Construção de unidades escolares em terrenos próprios ou mediante aquisição e/ou desapropriação, especialmente nos bairros:

a) Belo Vale;

b) Alto São Cosme;

c) Vale das Acácias;

d) Nova Conquista;

e) São Benedito (Via Colégio)

f) Rosarinha;

g) Bom Destino;

h) São Benedito (Rua N. Srª de Fátima com São Judas Tadeu);

i) Industrial Americano;

j) Castanheira;

k) Córrego das Calçadas;

l) Santa Matilde;

m) Duquesa II;

n) Padre Miguel

o) Imperial

7. Ampliação e melhoria de unidades escolares, especialmente as Escolas Municipais ShiriaTébit, no Conjunto Cristina B, Murgi Ibrahim, no Conjunto Cristina A e Jaime Avelar Lima no Bom Destino.

8. Valorização e aprimoramento dos profissionais do ensino público.

9. Fornecimento de transporte escolar, especialmente para os alunos da zona rural, como os de Andrequice e Água Limpa.

10. Garantia de remuneração condigna do magistério consoante o que dispõe a Emenda Constitucional nº 14/96.

11. Definição e implantação da Política de Educação Infantil em consonância com as exigências estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, reconhecida como a primeira etapa da educação básica e direito das crianças.

12. Vetado.

13. Vetado.

14. Implantação e manutenção dos Programas Dinheiro Direto na Escola, Expansão da Educação e Bolsa Escola.

15. Implantação de Escola Especializada para Excepcionais, através da APAE, especialmente no Distrito de São Benedito.

16. Aquisição, manutenção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino, especialmente computadores para as escolas e bibliotecas municipais.

17. Promoção de aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação.

 

III - Políticas de Saúde

1. Promoção da qualificação de recursos humanos, de modo que se obtenham maior produtividade e melhoria nos serviços prestados.

2. Aquisição de Equipamentos para os Serviços de Saúde.

3. Desenvolvimento de ações de assistência médica e odontológica em regime ambulatorial e de internação domiciliar, bem como apoio à assistência médica a família prestada através do Programa de Saúde da Família.

4. Aquisição e distribuição de medicamentos, da farmácia básica, de uso corrente, visando atender os grupos populacionais mais carentes, através de ampliação dos medicamentos essenciais da Farmácia Básica.

5. Assistência na área de endemias, vigilância sanitária e zoonoses com ênfase para combate à leishmaniose.

6. Promoção de ações em parceria com a comunidade através do Conselho Municipal de Saúde, fortalecendo o controle social.

7. Construção de Unidades de Saúde, em terrenos próprios ou mediante aquisição e/ou desapropriação, especialmente nos bairros:

a) Belo Vale

b) Vale das Acácias;

c) São Cosme (Rua Jurupanã/Guaraciaba/Praça Arapina)

d) Padre Miguel;

e) São Benedito/Divisa com Canaã;

f) Santa Rita;

g) Kennedy;

h) Conjunto Cristina B;

i) Duquesa;

j) São Geraldo/Camelos/Maria Adélia/Centro e Alto Bela Vista;

k) Bairro Rosarinha (na Av. A);

l) São Benedito (R. Paraná)

m) Nova Esperança/Boa Esperança;

8. Ampliação de Postos Médicos, especialmente o do Bairro Palmital.

9. Reforma e aparelhamento de unidades de Saúde.

10. Aquisição de mais ambulâncias.

11. Provimento dos cargos das áreas assistenciais de saúde.

12. Aperfeiçoamento do Laboratório Municipal.

13. Vetado.

14. Vetado.

15. Investimentos em internações hospitalares.

16. Implantação de 100% do Cartão SUS Municipal de rede informatizada de saúde.

17. Ampliação do programa saúde da família

18. Aumento das equipes do PSF,

19. Ampliação de rede de urgência e emergência

20. Ampliação dos serviços de odontologia.

 

IV - Políticas de Desenvolvimento Urbano e Social

1. Gestão de microbacias hidrográficas

2. Viabilização dos investimentos necessários as diretrizes da política municipal de habitação.

3. Implantação da política de saneamento, definindo diretrizes que subsidiem a Administração Pública Municipal no trato com as ações relacionadas ao saneamento básico.

4. Viabilização e implantação gradativa no tratamento de resíduos sólidos, possibilitando a devolução dos resíduos como matéria- prima ao setor produtivo e ao meio ambiente de forma estabilizada e segura.

5. Implantação de instrumentos de gestão na área da saúde capazes de garantir melhor qualidade no atendimento e nos serviços prestados ao cidadão.

6. Combate à pobreza e promoção da cidadania e da inclusão social.

7. Consolidação da democracia e da defesa dos direitos humanos.

8. Manutenção de programas de urbanização de vilas e favelas.

9. Construção de praças públicas, especialmente as Praças da Juventude, no Conjunto Cristina; Catumbi, no Distrito São Benedito, uma no bairro Palmital e outra na Morada do Rio; reforma da Praça da Frimisa e da Praça Capitão Eduardo, no bairro Santa Rita e da Praça São João, no bairro São João Batista.

10. Conservação e melhoria de vias públicas, através de asfaltamento ou calçamento, especialmente das seguintes:

a) Avenidas Ásia e Europa, no bairro Baronesa;

b) Avenida Professor Lucas Machado, no bairro Asteca;

c) Avenida IV, no bairro Frimisa;

d) Avenidas e Ruas do bairro Frimisa;

e) Ruas do bairro Duquesa I (Rua 1, 11, 29, 32, 34, 36) e do bairro Duquesa II, com prioridade para a 20 e 21.

f) Rua Ludgério, no bairro Cristina A;

g) Ruas 31 de Janeiro e dos Inconfidentes, no bairro Nova Esperança;

h) Rua Álvaro Moreno Diniz, no bairro Sarna;

i) Rua Matozinhos, no bairro Rio das Velhas;

j) Rua Maria Piedade Moreira, no bairro Córrego Frio;

k) Rua Oliveira Rocha (final), no bairro Camelos;

l) Rua José Machado Calazans, no bairro São Geraldo;

m) Rua Tancredo Neves, no bairro são Cosme;

n) Rua Iracema, no Distrito de São Benedito/São Cosme;

o) Rua 21 de Abril, no bairro Nova Esperança;

p) Becos Horizonte e São Geraldo, nos bairros N. Esperança/ Asteca;

q) Ruas Tibagi, José do Nascimento, Pe, Estáquio, Avaí, do Divino, Virginópolis, Estados Unidos, Jacuipe, Itaverá, Nossa Senhora de Fátima, Onofre Teixeira, Professor Pedro Aleixo (inclusive a construção de gabião), no Dist. De São Benedito;

r) Rua José Augusto Gonçalves, no bairro São Geraldo;

s) Rua que liga o bairro Maria Adélia ao bairro Bom Jesus;

t) Rua Miracajú, no Distrito São Benedito;

u) Ruas Hawai e Maria Angélica Ximenes, no Distrito São Benedito;

v) Rua Olímpio José da Silva, no Santa Rita.

w) Rua São Paulo, no Distrito de São Benedito,

x) Rua Ivirapuera, no Bairro São Cosme; y) Ruas Itapemirim e Cotegipe, no Distrito de São Benedito,

z) Quadra 120-A, do Conjunto Cristina,

aa) Todas as ruas dos bairros Morada do Rio, Rosarinha, Gameleira e Padre Miguel.

bb) Rua Aristides Ferreira, que liga o Bairro Vila íris ao Bairro Vila Olga.

cc) Avenida principal do bairro Vale das Acácias.

dd) Avenida que liga o bairro Rosarinha ao Bairro Padre Miguel (itinerário do ônibus),

ee) Ruas Itapemirim e Cotegipe, no distrito de São Benedito.

11. Alargamento de Pontes, especialmente a da Av. Senhor do Bonfim, no Conjunto Cristina;

12. Construção de Centros Comunitários, especialmente para atendimento das comunidades carentes dos bairros São Geraldo, Maria Adélia, Camelos e Alto Bela Vista e outro para atendimento das X6 dos bairros Kennedy/Bom Jesus, Industrial Americano e Adeodato.

13. Vetado.

14. Infra estrutura e saneamento básico, especialmente para as ruas dos Bairros Vale das Acácias, Dona Rosarinha, Padre Bom Destino e dos bairros Duquesa II, com ênfase à região do fundo do Clube Lago Azul;

15. Infra estrutura com canalização de esgoto, água tratada, asfalto e transporte coletivo, especialmente para os bairros Idulipê, Córrego das Calçadas, Santa Matilde, Morada do Rio, Frimisa, Esplanada, Nossa Senhora das Graças, Vila Olga e São Geraldo.

16. Canalização de esgoto, especialmente o que tem início na Av. das Indústrias, passando pela rua Juventino Dias Teixeira no Bairro Vila íris, bairro Nossa Senhora das Graças e rua Santuza de Souza Lima, no bairro Morada do Rio, desaguando no Rio das Velhas, com aproximadamente 1 Km de extensão.

17. Construção de Pontes especialmente no final da Rua Itamarati com Av. Senhor do Bonfim, na Av. Sr. do Bonfim com rua do Divino e na Av. Sr. do Bonfim com rua Bocaiúva.

18. Prolongamento de avenidas, especialmente a Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, do bairro Adeodato até a Ponte Velha.

19. Iluminação elétrica, especialmente no Km 41 da Rodovia Santa Luzia/Jaboticatubas; nas ruas Nelson G. Marques, Sagrada Família e Aurora Marques em Taquaraçu de Baixo; nas Praças Cláudia Cristina dos Santos, no bairro Alto Bela Vista e da Amizade, no bairro Maria Adélia na ma Ipatinga no Bairro N. Sr3 do Carmo.

20.Iluminação elétrica, especialmente na ma Álvaro Moreno Diniz, no bairro Santa Helena, na Av. Orlando Guaraciaba (S. Benedito/ S. Cosme); no Beco do Escadão, que liga a Av. Sr.Do Bonfim com a rua Iara (S. Benedito), no beco que liga as mas do Carmo e Olímpio dos Santos e no Bairro Casa Branca em Pinhões.

21. Construção de Parques especialmente o do Aposentado, em área situada entre os Campos do Grêmio e do Colorado, no bairro Cristina B.

22. Reformulação da Lei do Uso e da Ocupação do Solo e do Plano Diretor.

23. Abertura de vias públicas, especialmente uma Rua no Beco das Flores, (transversal à Helton Guimarães Wemek), no bairro São Geraldo; Travessia do Pedestre na Duquesa II (fundo da Engemec) e ligação das mas Franklin Teixeira de Sales, no Vesper à Rua Benvinda E. Conceição, no Centro.

24. Manutenção do gerenciamento do transporte urbano, especialmente na proximidade das escolas do Município;

25. Melhoria e sinalização das condições de segurança especialmente na proximidade das escolas do Município;

26. Incentivo á cultura, esporte e lazer;

27. Abertura e melhoria de estradas vicinais;

28. Asfaltamento de estradas, especialmente a do Barreiro do Amaral;

29. Ampliação do número de casas com rede de esgoto;

30. Canalização de córregos e urbanização das vias adjacentes, especialmente os seguintes:

a) Córrego que separa o Conj. Cristina A do Conj. Cristina B;

b) Ribeirão Poderoso, no Distrito do São Benedito;

c) Córrego dos bairros São Geraldo, Maria Adélia, Camelos, e Alto Bela Vista, especialmente o que passa entre as Ruas José Augusto Gonçalves e Areclides Araújo.

d) Córrego da Avenida Senhor do Bonfim, no Distrito de São Benedito;

e) Córrego da Av. Alvares Cabral, no bairro Esplanada;

f) Córrego da Av. Raul Teixeira da Costa, seguindo no bairro Adeodato e na extensão do bairro São Geraldo à Ponte Velha;

31. Recuperação e proteção ao meio ambiente, com ênfase para o Rio das Velhas;

32. Reforma e manutenção de prédios públicos;

33. Fomento às atividades industriais, comerciais e rurais;

34. Servidores públicos, investimento na sua qualificação e no seu treinamento;

35. Construção de unidades esportivas, especialmente os campos de futebol do Cristina C, do bairro São Geraldo; do Olaria; do bairro Dona Rosarinha; do Vale das Acácias; do bairro Santa Rita (quadra de areia); do bairro Morada do Rio (duas quadras de areia); do bairro São João Batista (quadra de areia) e pista de caminhada ao lado da via férrea, na Praça da Estação; pista para prática de skate, na sede do Município e no Distrito de São Benedito e quadra no Centro Comunitário do Bairro São Geraldo.

36. Construção de Velórios Comunitários, especialmente nos Bairros São Benedito e Bom Destino;

37. Reforma do Velório do Cemitério de Santa Luzia, com a cobertura das áreas externas;

38. Construção de gabião, especialmente nas ruas Jurupanã (São Cosme) Jurema (São Cosme) e Iracema (São Benedito/São Cosme)

39. Ampliação de galerias pluviais, especialmente da R. São Geraldo, do bairro Asteca e da Rua São Paulo, em São Benedito,

40. Reforma de unidades esportivas;

41. Reforma do Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida e do Teatro de Taquaraçu de Baixo.

42. Implementação do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

43. Implantação de área de preservação permanente.

44. Programa de qualificação e requalificação profissional;

45. Programa de Desenvolvimento Econômico, geração de emprego e renda.

46. Fomento às ações de Segurança Pública,

47. Drenagem em ruas, especialmente a Rua Iracema, no Distrito de São Benedito.

48. Calçamento Comunitário, especialmente na Rua Matozinhos, no bairro Rio das Velhas, na rua Assis Chateubriand, no bairro Pinhões, no final da rua Oliveira Rocha, no bairro Camelos, na rua Raimundo Nogueira, no bairro Alto Bela Vista, nas ruas Nelson G. Marques, dos Coelhos, Sagrada Família, Daniel Araújo, São Francisco, Aurora Marques Araújo, Donizete Meneguete de Almeida e Francisco Santos, na Comunidade de Taquaraçu de Baixo.

49. Construção de poços artesianos, especialmente no bairro Casa Branca, em Pinhões.

50. Colocação de placas de identificação contendo nomes de ruas, praças e avenidas em todo o Município.

51. Vetado.

52. Apoio às Associações Comunitárias, especialmente a do Andrequice/Água Limpa,

53. Fechamento e iluminação das fontes da Intendência e dos Camêlos.

 

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DOS ORÇAMENTOS

 

Art. 3º Para efeito desta Lei, entende-se por:

 

I - Programa, o instrumento de organização da ação governamental visando a concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual.

 

II - Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;

 

III - Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo; e

 

IV - Operação Especial, as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob bens ou serviços.

 

§ 1º Cada programa identificará as ações necessárias para atingir os seus objetivos, sob a forma de atividades, projetos e operações especiais, especificando os respectivos valores e metas, bem como as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação.

 

§ 2º As atividades, projetos e operações especiais serão desdobrados em subtítulos, especialmente para especificar sua localização física integral ou parcial, não podendo haver alteração das respectivas finalidades e da denominação das metas estabelecidas.

 

§ 3º Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a sub- função às quais se vinculam.

 

§ 4º As categorias de programação de que trata esta Lei serão identificadas no projeto de lei orçamentária por programas, atividades, projetos ou operações especiais, e respectivos subtítulos com indicação de suas metas físicas.

 

Art. 4º O projeto de lei orçamentário que o Executivo encaminhará â Câmara Municipal será constituído de:

 

I - Orçamento Fiscal, compreendendo:

- o orçamento da administração direta;

- os orçamentos dos fundos, e autarquias;

- os orçamentos das fundações.

 

II - Conteúdo e forma que se trata o art. 22, incisos I, II e III, da Lei nº 4.320/64;

 

III - Demonstrativo da aplicação de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino, nos termos do art. 212 da Constituição Federal, e Emenda Constitucional nº 14/96.

 

IV - Demonstrativo da aplicação de recursos com pessoal nos termos da Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000.

 

CAPÍTULO III

DAS DIRETRIZES GERAIS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

 

Art. 5º Constituem diretrizes gerais para a administração pública municipal:

 

I - Dar precedência, na alocação de recursos no orçamento para o exercício financeiro de 2004, no âmbito do Poder Executivo, aos programas estruturantes e prioritários, detalhados no Plano Plurianual;

 

II- Gerar superávit suficiente a alcançar o equilíbrio operacional no exercício financeiro de 2004.

 

CAPÍTULO IV

DAS DIRETRIZES GERAIS PARA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DOS ORÇAMENTOS DO MUNICÍPIO

 

Art. 6º A lei orçamentária para o exercício financeiro de 2004 será elaborada conforme as diretrizes, as metas e as prioridades estabelecidas no Plano Plurianual e nesta Lei, observadas as normas da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964 e a Lei Federal Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.

 

Art. 7º O orçamento fiscal discriminará a despesa por unidade orçamentária, detalhada por categoria de programação em seu menor nível, especificando os grupos de despesa, com suas respectivas dotações, conforme a seguir discriminados, indicando, para cada categoria, a Unidade Orçamentária, a modalidade de aplicação, a fonte de recursos e o identificador de uso:

 

I - Pessoal e encargos sociais;

 

II - Juros e encargos da dívida;

 

III - Outras despesas correntes;

 

IV - Investimentos;

 

V - Amortização da dívida e

 

VI - Inversões financeiras.

 

Art. 8º As metas físicas serão indicadas segundo os respectivos projetos e atividades e constarão dos demonstrativos das despesas do orçamento fiscal e da seguridade social segundo os programas de governo, na forma dos anexos propostos pela Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964.

 

Art. 9º O orçamento anual compreenderá obrigatoriamente as despesas e receitas relativas a todos os Poderes, Órgãos, Fundos, Autarquias e Fundações, tanto da administração direta quanto da indireta, de modo a evidenciar as políticas e os programas do governo, obedecidos, na sua elaboração, os princípios da anualidade, unidade, equilíbrio e exclusividade.

 

Art. 10 Os valores de receitas e despesas, expressos em preços correntes, observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhados de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, e da projeção para os dois seguintes:

 

§ 1º Na projeção de despesas e na estimativa de receita, a lei orçamentária anual não conterá fator de correção decorrente de variação inflacionária.

 

§ 2º A lei orçamentária estimará os valores da receita e fixará os valores da despesa de acordo com a variação de preços prevista para o exercício de 2002, e far-se-á consoante as exigências da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e normas complementares.

 

Art. 11 As receitas com operações de crédito não poderão ser superiores às despesas de capital.

 

Art. 12 Na estimativa das receitas próprias, serão considerados:

 

I - Projetos de lei sobre matéria tributária, e tributário - administrativa que objetivem alterar a legislação vigente, com vistas a seu aperfeiçoamento, adequação a mandamentos institucionais e ajustamento a leis complementares federais, Resoluções do Senado Federal ou decisões judiciais;

 

II - Os fatores que influenciam as arrecadações dos impostos e taxas;

 

III - Os fatores conjunturais que possam vir a influenciar a produtividade de cada fonte.

 

Parágrafo Único. A estimativa da receita de transferência terá como base informações de órgãos externos e a evolução da Receita nos três últimos anos.

 

Art. 13 As receitas municipais serão programa das prioritariamente para atender:

 

I - Ao pagamento da dívida municipal e seus serviços;

 

II - Ao pagamento de sentenças judiciárias em cumprimento ao que dispõe o art. 100 e parágrafos da Constituição Federal;

 

III - Ao pagamento de pessoal e encargos sociais;

 

IV - À manutenção e desenvolvimento do ensino;

 

V - À manutenção dos programas de saúde;

 

VI - Ao fomento à agropecuária;

 

VII - Aos recursos para a manutenção da atividade administrativa operacional;

 

VIII - À contrapartida de programas pactuados em convênio.

 

Parágrafo Único.  Os recursos constantes dos incisos I, II, III e VII terão prioridade sobre qualquer outro.

 

Art. 14 Constituem as receitas do município aquelas provenientes:

 

I - Dos tributos e taxas de sua competência;

 

II - De atividades econômicas, que, por conveniência, possam vir a ser executada pelo município;

 

III - De transferências, por força de mandado constitucional ou de convênios firmados com entidades governamentais e privadas;

 

IV - De empréstimos e financiamentos com prazo superior ao exercício e vinculados a obras e serviços públicos;

 

V - De empréstimos por antecipação de receita orçamentária;

 

VI - Receitas de qualquer natureza, geradas ou arrecadadas no âmbito dos órgãos, entidades ou fundos de administração municipal.

 

Art. 15 Na definição das despesas municipais, serão consideradas aquelas destinadas à aquisição de bens e serviços para cumprimento dos objetivos do município e solução de seus compromissos de natureza social e financeira, levando-se em conta:

 

I - A carga de trabalho estimada para o exercício financeiro de 2004;

 

II- Os fatores conjunturais que possam afetar a produtividade das despesas;

 

III - A receita de serviços quando este for remunerado;

 

IV - A projeção de despesas com o pessoal do serviço público municipal, com base no plano de cargos e carreiras da administração direta de ambos os poderes, da administração indireta e dos agentes políticos;

 

V - A importância das obras para a população;

 

VI - O patrimônio do município, suas dívidas e encargos,

 

Art. 16 Não poderão ser fixadas despesas sem que sejam definidas as fontes de recursos,

 

Art. 17 As despesas com pessoal e encargos previdenciários serão fixadas respeitando-se as disposições do art. 169 da Constituição da República e da Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000.

 

Parágrafo Único. A lei orçamentária consignará os recursos necessários para atender às despesas decorrentes da implantação dos planos de carreira do servidor municipal.

 

Art. 18 Vetado.

 

Art. 19 As propostas parciais do Poder Legislativo e dos órgãos da Administração Indireta, para fins de consolidação do projeto de lei de orçamento do município, serão enviadas à Prefeitura Municipal de Santa Luzia até o dia 04 de Agosto de 2003, Caso contrário, serão mantidos os mesmos programas de trabalho, previstos no exercício financeiro de 2003.

 

Parágrafo Único. As despesas da Câmara Municipal para o exercício de 2004 serão orçadas em 7% (sete por cento) das receitas tributárias e das transferências constitucionais mencionadas no art. 29-A da Constituição Federal e legislação complementar pertinente.

 

Art. 20 Não se admitirão emendas ao projeto de lei de orçamento que visem a:

 

I – Do nos anteriores e não

 

II - Dotações com recursos vinculados;

 

III - Alterar a dotação solicitada para despesas de custeio, salvo quando provada nesse ponto, a inexatidão da proposta;

 

IV - Conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes;

 

V - Conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado.

 

Art. 21 Os recursos que em decorrência de veto, emenda ou rejeição de projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes, poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou complementares, com prévia e específica autorização legislativa.

 

Art. 22 Na programação de prioridades, metas e quantitativos a serem cumpridos no exercício financeiro de 2004, será observado o seguinte;

 

I - Os projetos já iniciados terão prioridades sobre os novos;

 

II - Os novos projetos serão programados se:

- comprovada sua viabilidade técnica, econômica e financeira;

- não aplicarem anulação de dotações destinadas a obras já iniciadas, em execução ou paralisadas.

 

III - As contidas no Plano Plurianual, acrescidas daquelas previstas, e não cumpridas, no orçamento do município para 2003.

 

Art. 23 A despesa total com pessoal obedecerá ao disposto na Constituição Federal e na Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000.

 

CAPÍTULO V

Das Disposições Finais

 

Art. 24 Se a lei orçamentária não for sancionado até o final do exercício financeiro de 2003, sua programação, até sua sanção, poderá ser executada /até o limite de 1/12 (um doze avos) do total de cada dotação, por bimestre.

 

Art. 25 Para fins de acompanhamento e fiscalização orçamentários, a Prefeitura enviará, mensalmente, à Câmara Municipal, o balancete financeiro da receita e da despesa.

 

Art. 26 O Poder Executivo fica obrigado a arrecadar todos os tributos de sua competência.

 

Art. 27 Não será apreciado projeto de lei que conceda ou amplie incentivo, isenção ou benefício de qualquer natureza tributária sem que se apresente a estimativa da renúncia da receita correspondente e/ou as despesas programadas que serão anuladas, bem como o interesse público da medida.

 

Parágrafo Único. Enquanto o Poder Executivo não encaminhar ao Legislativo o Projeto de Lei previsto no art. 228 da Lei Orgânica do Município , de reavaliação das isenções de impostos concedidas incentivos e benefícios fiscais, os mesmos permanecerão em vigor, nos termos dos artigos do Código Tributário Municipal, suas alterações e leis específicas referentes ao assunto.

 

Art. 28 A lei orçamentária deverá conter apenas matéria financeira, excluindo-se dela qualquer dispositivo estranho à estimativa da receita e à fixação da despesa para o próximo exercício.

 

Parágrafo Único. Não se incluem na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

 

Art. 29 Da proposta orçamentária poderão constar as seguintes autorizações, que serão observadas pelos poderes Executivo e Legislativo, bem como os Fundos Especiais de Administração Indireta, e autarquias.

 

I - Abrir créditos adicionais suplementares ao orçamento de 2004, até o limite de 30% (trinta por cento) do total da despesa prevista, nos termos da legislação vigente;

 

II - Anular parcial ou totalmente dotações previstas no orçamento de 2004 até o limite de 30% (trinta por cento) da despesa prevista, com exceção daquelas previstas para pagamento da dívida municipal e as previstas para contrapartida de programas pactuados em convênio, como recursos para abertura de créditos suplementares e/ou especiais;

 

III - Realizar operações de crédito por antecipação de receita orçamentária, até o limite de 5% (cinco por cento) do total da receita estimada para o exercício de 2004;

 

IV - Utilizar o excesso de arrecadação até o limite de 100% (cem por cento) de seu valor para suplementação de dotações orçamentárias no exercício de 2004;

 

Art. 30 Os projetos de lei relativos a créditos adicionais serão apresentados na forma e com os detalhamentos estabelecidos na lei orçamentária anual

 

§ 1º Acompanharão os projetos de lei relativos a créditos adicionais exposições de motivos circunstanciados que justifiquem e que indiquem as conseqüências dos cancelamentos de dotações propostas sobre a execução das atividades e dos projetos.

 

§ 2º Cada projeto de lei deverá restringir-se a uma única modalidade de crédito adicional.

 

§ 3º Nos casos de abertura de créditos à cota do recurso de excesso de arrecadação, as exposições de motivos conterão a atualização das estimativas de receitas para o exercício.

 

Art. 31 O Orçamento municipal poderá consignar recursos para financiar serviços de sua responsabilidade, além daqueles previstos no anexo desta Lei, á título de subvenções sociais, a serem executados por entidades de direito privado, mediante convênio, desde que sejam da conveniência do governo e tenham demonstrado padrão de eficiência no cumprimento dos objetivos determinados, e que preencham uma das seguintes condições:

 

I - Sejam de atendimento direto ao público, de forma gratuita, e nas áreas de assistência social, saúde, educação e cultura;

 

II - Não tenham débitos de prestação de contas de recursos anteriores.

 

§ 1º Para habilitar-se ao recebimento de subvenções sociais, a entidade privada sem fins lucrativos deverá apresentar declaração de funcionamento regular nos dois últimos anos, emitida no exercício financeiro de 2003, por autoridade local, e comprovante do mandato de sua diretoria.

 

§ 2º As entidades privadas beneficiadas com recursos públicos, mediante convênio, a qualquer título, submeter-se-ão à fiscalização do Poder concedente com a finalidade de verificar o cumprimento de metas e objetivos para os quais receberam os recursos.

 

Art. 32 O orçamento Municipal poderá consignar recursos para financiar serviços de sua responsabilidade, além daqueles previstos no anexo desta Lei, à título de contribuições, auxílios e assistência financeira, a serem executados por entidades de direito privado, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, na forma da legislação vigente.

 

Art. 33 As unidades responsáveis pela execução dos créditos orçamentários aprovados processarão o empenho da despesa, observados os limites fixados para cada categoria de programação e respectivos grupos de despesa, fontes de recursos, modalidades de aplicação e identificando o elemento da despesa.

 

Art. 34 A proposta orçamentária conterá Reserva de Contingência, constituída exclusivamente com recursos do orçamento, em montante equivalente a no mínimo 1% (um por cento) da Receita Corrente Líquida.

 

Art. 35 Para fins de atendimento ao disposto no art. 169, parágrafo 1º, inciso II da Constituição Federal, ficam autorizadas nos poderes Executivo e Legislativo as concessões de vantagens, aumentos de remuneração, criação de cargos, empregos e funções, alterações de estrutura de carreiras, recomposição salarial, bem como admissões ou contratações de pessoal a qualquer título, nos termos do inciso IX, do art. 37, da Constituição Federal, observado o disposto no art. 71 da Lei Complementar Federal nº 101/2000.

 

Art. 36 Integram a presente Lei anexos de metas fiscais e riscos fiscais.

 

Art. 37 O anexo de dívida pública integrará a proposta orçamentária.

 

Art. 38 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Lei nº 2453/03.

 

CARLOS ALBERTO PARRILLO CALIXTO

PREFEITO MUNICIPAL

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Santa Luzia.